Neste fim de ano, a juventude foi a grande parceira da infância em Boa Vista, no Recife.
A instituição Espro – Ensino Social Profissionalizante, que se destina à capacitação e inserção de jovens no mundo do trabalho por meio do Programa de Socioaprendizagem, promoveu uma ação de cidadania entre os jovens e a ONG Espaço da Criança-ARH. Uma turma de cerca de 20 aprendizes do Espro se mobilizou nas últimas semanas arrecadando brinquedos e alimentos para alegrar o Natal das 100 crianças atendidas pela entidade beneficente.
Os donativos arrecadados foram entregues nesta quinta-feira (15) pela manhã, por um time de 15 jovens, todos de, aproximadamente, 20 anos de idade.
Segundo Júlio Pascoal, instrutor do Espro, eles tomaram conhecimento do Espaço da Criança-ARH por meio da assistente social da instituição, quando buscavam uma ONG para a realização de uma ação solidária. Ao todo, os aprendizes arrecadaram 49 brinquedos novos, 60 pipocas, 120 sacos de confeito e 55 pirulitos.
“Ações como essa são importantes porque permitem exercer o senso de cidadania, o dever de ajudar o próximo e de entender o outro”, avalia Júlio. Para os participantes, a manhã de brincadeiras com as crianças foi marcante. “Foi maravilhoso! Todas as crianças vêm para cima, é uma felicidade, uma sensação muito boa!”, compartilha Estefania Almeida, 20 anos, jovem aprendiz no Espro.
Segundo os organizadores da iniciativa, o Espro instiga a atuação social em seus jovens por meio de ações socioeducacionais como esta, pois trabalham, entre outras competências, a empatia – colocar-se no lugar do outro, a responsabilidade e muita organização.
A presidente do Espaço da Criança-ARH avalia que o contato foi importante, dado que ambas as instituições possuem o mesmo foco no desenvolvimento dos jovens em situação de risco. “Quem sabe no futuro essas crianças que hoje receberam os presentes não serão elas também jovens aprendizes”, compartilha.
Sobre o Espro
O Espro é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à capacitação e inserção no mercado de trabalho de jovens a partir de 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. Ele oferece gratuitamente, em todo o Brasil, cursos de Formação para o Mundo do Trabalho, além de Programas de Aprendizagem, de acordo com a chamada Lei da Aprendizagem (lei 10.097/00). Atualmente, atende mais de 23 mil jovens por ano e conta com mais de 1.800 empresas parceiras. Os jovens podem se inscrever pelo site www.espro.org.br.