Os alunos do Espaço da Criança-ARH assistiram nessa terça-feira, 04, uma palestra sobre um dos principais males das salas de aula hoje: o bullying. Termo de origem estrangeira, ele descreve o comportamento agressivo e intimidador usado por certas crianças na escola para se impor sobre seus colegas.
O evento foi solicitado pela ONG ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar de Pernambuco, que oferece tanto palestras como cursos de formação. O soldado Thomaz Cavalcanti apresentou para as crianças do turno da manhã o que é o bullying, quais são suas causas e como evitar que outras crianças sofram esse mal. Os estudantes aprenderam também como prevenir brigas e gerenciar seus sentimentos.
Segundo Thomaz, tratar desse assunto com crianças pequenas é fundamental para prevenir a disseminação do bullying. “É importantíssimo, porque através desse problema surgem outros. As crianças que praticam o bullying tendem a ser violentas e são mais propensas a serem capturadas pela criminalidade, principalmente em áreas carentes, pois os traficantes procuram principalmente esse perfil”, detalha.
Para o aluno Ronaldo Ferreira da Silva Júnior, 11 anos, o encontro foi uma oportunidade de aprender uma importante lição sobre tolerância. “Não ia ter graça se todo mundo fosse igual. Hoje eu aprendi a coisa certa, aprendi que não devemos ter preconceito com o nosso semelhante”, compartilha.