Começou este dia 22 de fevereiro uma nova turma do curso semiprofissionalizante de cabeleireiro do Espaço da Criança-ARH. Das quinze alunas participantes, três são mães de crianças atualmente atendidas pela ONG.
O módulo é voltado para iniciantes e deverá se estender até dia 23 de maio, totalizando uma carga de 48 horas. Ao longo do curso, as alunas irão aprender sobre cortes, técnicas de escovação e hidratação. A turma é composta por 11 alunas novatas e quatro veteranas e oferece, na visão de ambos os grupos, uma oportunidade importante. Para Valdimarta Ferreira, que já fez o curso no passado, ele foi “muito decisivo na minha vida, ele me trouxe amadurecimento e ampliou minha visão. É a oportunidade de mudar a nossa vida, sair da situação de desempregada e agora começar a ter uma renda”, explica.
Para a professora Marli Oliveira, o curso será valioso tanto para iniciantes quanto para experientes. “Tenho orgulho de estar junto com pessoas realmente abertas para aprender, outras para melhorar”, afirma.
Os cursos semiprofissionalizantes têm sido oferecidos gratuitamente pelo Espaço da Criança-ARH desde 2011 com o apoio da ONG luxemburguesa PNP para empoderar as mães dos alunos da instituição, bem como outras mulheres da comunidade dos Coelhos e adjacências, a fim de que elas melhorem a qualidade de vida de seus lares através da atividade autônoma e geração de renda. Desde março de 2015, o curso conta com uma infraestrutura completa de salão de beleza. Ano passado, a instituição formou ao todo 38 alunas no curso de cabeleireiro.