O curso semiprofissionalizante de cabeleireiro oferecido pelo Espaço da Criança-ARH formou mais 13 mulheres esse semestre. Esta foi a primeira edição do curso este ano, e se estendeu de 23/03 a 29/06, totalizando 48 horas. Durante a cerimônia de conclusão, que ocorreu na instituição segunda-feira (29) pela manhã, as formandas receberam seus diplomas, uma apostila e um CD com fotos do curso, e também compartilharam suas impressões sobre a experiência.
Na avaliação presidente da instituição, Núbia Mesquita, este curso foi um passo importante na concretização da missão da ONG. “Para nós é uma honra podermos estar efetivamente contribuindo para romper um círculo vicioso de pobreza que tem se perpetuado para muitas dessas mulheres, e este curso tem sido uma grande oportunidade nesse sentido”, detalha.
Para as alunas, o curso se destacou por transmitir um ensino inovador e útil, que elas puderam utilizar para se desenvolverem profissionalmente. “Mesmo eu já sabendo do assunto eu aprendi mais e já estou aplicando tudo no meu trabalho”, compartilha Maria das Dores, que já trabalha em um salão, e gostou tanto do curso que trouxe duas amigas para participarem também. “No início eu não sabia nem segurar uma escova, mas a professora nos levou pela mão e aprendemos muito”, conta Edilma Maria, que graças ao curso conseguiu um estágio em um salão de beleza. “Já havia feito outros cursos antes, mas em nenhum eu aprendi tanto como neste”, avalia.
Na visão da professora Marli de Oliveira, o módulo foi proveitoso. “A turma foi muito boa, havia pessoas interessadas em ouvir e aprender”, afirma. Esta foi sua terceira turma, e a primeira a desfrutar da nova infraestrutura de salão que a ONG construiu em março para dar às alunas um espaço melhor equipado para o aprendizado. Segundo a vice-presidente Eliane Monteiro, o novo ambiente acrescentou muito à profissionalização das mulheres. “Com isso nós também ganhamos uma maior credibilidade, muitas mulheres já estão procurando se inscrever na próxima edição do curso devido à qualidade do trabalho que temos realizando”, explica.
Desde seu início em 2011, o curso profissionalizante de cabeleireiro já teve oito edições, oferecidas gratuitamente pelo Espaço da Criança-ARH com o apoio da ONG luxemburguesa PNP visando empoderar as mães dos alunos da instituição, bem como outras mulheres da comunidade dos Coelhos e adjacências. O objetivo da iniciativa é que essas alunas melhorem a qualidade de vida de seus lares através da atividade empreendedora e geração de renda.