O Espaço da Criança-ARH estará funcionando como centro de arrecadação e distribuição de donativos para as vítimas do incêndio que atingiu a comunidade dos Coelhos nesta segunda (5).
Doações de alimentos de pronto consumo (leite, biscoitos, pães, etc), água, roupas, kits de higiene pessoal e outros artigos podem ser levados à instituição, que os repassará às famílias afetadas. O Espaço da Criança-ARH se situa na Rua José de Alencar, 421, Boa Vista, vizinho à Defensoria Pública, e está aberto em dias úteis das 8h às 16h. Doações financeiras também podem ser feitas no Banco do Brasil, Conta Corrente nº 141.313-9, Ag. 3258-1 (pede-se que os valores terminem com 0,01 centavo extra para permitir identificação dos depósitos específicos para o socorro dos desabrigados).
O fogo consumiu uma centena de palafitas, desalojando mais de 170 famílias para abrigos provisórios, como a Escola Municipal dos Coelhos, ao lado da Creche do Vovô Arthur, localizada na Ilha do Leite.
Das famílias assistidas pelo Espaço da Criança-ARH que moram na região, seis perderam tudo com a catástrofe. Ao todo, há oito crianças desabrigadas. As demais atividades da ONG, envolvendo educação infantil e cursos semiprofissionalizantes, continuarão normalmente no período.
PRIMEIRAS AÇÕES Já no primeiro dia de apoio várias doações de roupas e alimentos foram feitas por pessoas interessadas em ajudar e parceiros da instituição. Dentre eles, a Igreja Obreiros de Cristo em Boa Viagem, que também foi com a equipe do Espaço da Criança-ARH à comunidade dos Coelhos verificar a extensão dos danos causados pelo fogo e encaminhar as vítimas à instituição para receberem apoio. A congregação, que se situa na Av. Beira Mar 114, também estará funcionando como ponto de coleta de donativos.
Em visita ao local do incêndio, a equipe encontrou vários moradores que perderam suas casas e tudo que havia nelas. Dentre as perdas mais significativas, estão geladeiras, fogões, botijões de gás e colchões, que muitos não conseguiram retirar a tempo. Documentos e registros também foram perdidos às chamas.
Além das roupas e alimentos doados pela manhã às famílias assistidas pela instituição que foram afetadas pelo incêndio, a instituição também levou, à tarde, alimentos para os desabrigados na Escola Municipal dos Coelhos.
PASSADO O Espaço da Criança-ARH já socorreu a região em episódios idênticos anteriormente. Em 2008, quando houve outro incêndio, a instituição abrigou em suas instalações mais de 30 pessoas, entre adultos e crianças.
Veja fotos da ação da ONG na nossa Fan Page. Confira também a entrevista dada pela presidente Núbia Mesquita à Rede Globo sobre como a instituição pretende ajudar as vítimas.