O curso de forminhas para doces finos executado pelo Espaço da Criança graduou nesta terça-feira (9) sua primeira turma. O salão de entrada da instituição – especialmente decorado para a data festiva – acolheu o grupo de mulheres que concluiu os três meses de curso, além das alunas que fizeram apenas parte da formação, bem como seus familiares.
A presidente do Espaço da Criança, Núbia Mesquita, abriu a cerimônia felicitando todas as presentes e desejando que um número cada vez maior de moradoras das comunidades atendidas (Coque, Coelhos e Roque) viesse a ser contemplado pelos cursos. O restante do evento foi conduzido pela coordenadora pedagógica, Eliane Monteiro, que parabenizou também a equipe responsável pela execução do curso e animou as novas artesãs garantindo que elas agora têm habilidades para ir mais longe em seu desenvolvimento profissional. “Já vemos vocês como futuras empresárias”, disse às presentes.
Também dirigiram seus agradecimentos à turma a professora de artesanato responsável pelo curso, Zailde Viana, que resumiu seu conselho a um só: “Sejam perseverantes!”. As mulheres foram encorajadas a continuarem freqüentando os cursos de formação do Espaço da Criança pela psicóloga da instituição, Racquel Mesquita. “Acreditamos que vocês são capazes, foram vocês próprias que nos mostraram que valeu a pena investir!”, contou.
Para as formandas, a satisfação na hora de receber o diploma foi imensa. “Foi bom, é mais uma oportunidade que levo para minha vida”, contou Maria de Fátima da Silva, 36 anos, que é tia de um dos meninos atendidos pelo Espaço da Criança. “Achei tudo de bom, aprendi cada vez mais e vou continuar a me aperfeiçoar”, compartilhou Maria Nazaré da Silva, 46 anos, que é moradora da localidade. Para ela, o curso profissionalizante foi um passo em direção ao seu sonho: abrir um estabelecimento de alimentação. Da mesma forma, Eliane de Araújo Coutinho afirma que tirou proveito ao máximo. “Como eu já cozinhava para fora, esse curso de forminhas foi uma forma de unir o útil ao agradável”, resumiu a senhora de 53 anos, que também gostou de ter a companhia de outras alunas e das profissionais do Espaço da Criança. Todas as recém-graduadas artesãs foram unânimes em garantir sua presença nas próximas edições. “Já disse que podem colocar meu nome que eu estou indo!”, prometeu Eliane.
A turma chegou ao fim das aulas de mãos cheias: já são três encomendas para casamentos que o grupo atenderá nos próximos dias. Durante a cerimônia, foram distribuídas a todas as participantes apostilas com o conteúdo do curso e CDs que as alunas poderão apresentar como portfólio de seu artesanato.
O curso de confecção de forminhas têm sido oferecido desde março deste ano pelo Espaço da Criança no intuito de aumentar o escopo de sua ação no local. A instituição, que já atende cerca de 100 crianças das comunidades dos Coelhos, Roque e Coque, planeja com essa formação beneficiar também suas mães e familiares através da profissionalização com vistas à geração de renda. O projeto tem sido financiado pela ONG Europeia Pró-Niños Pobres, que também foi responsável pela doação do terreno onde está sendo construída a nova sede do Espaço da Criança. Além de um módulo avançado para o curso de forminhas, a instituição pretende ofertar também formações de auxiliar de cabeleireiro e auxiliar de cozinha.
Fotos da festa podem ser vistas na nossa Fan Page no Facebook.