O projeto Recr(e)iar do Espaço da Criança atende atualmente cerca de 60 crianças carentes de 4 a 6 anos das comunidades dos Coelhos e entorno no contraturno da escola.

O trabalho desenvolvido se ampara no M.R. Lei 13.257/16- que no Art. 13 preconiza a necessidade intersetorial no apoio à participação das famílias em redes de proteção e cuidado da criança em seus contextos sociofamiliar e comunitário visando, entre outros objetivos, à formação e ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, com prioridade aos contextos que apresentem riscos ao desenvolvimento da criança. Nesse contexto, as ações socioassistenciais e pedagógicas propostas neste projeto atendem aos objetivos tanto do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários quanto da minimização dos riscos ao desenvolvimento da criança no que tange a questão da sua vulnerabilidade social.  O atendimento é realizado sistematicamente às 60 crianças entre 4 e 6 anos, de 2ª. A 5as. das 12:30 às 16:30. Além do cuidado de rotina e alimentação (2 refeições diárias), elas participam de 12 oficinas de psicomotricidade motora e relacional semanais de 45 minutos cada. 

São também oferecidas, 1 vez por mês, oficinas de fortalecimento dos vínculos familiares e afetivos com as mães/responsáveis legais pelas crianças com dinâmicas de grupo, rodas de conversa, além de eventos de integração e socialização nas datas comemorativas. Através atendimentos psicossociais na OSC, visitas domiciliares e institucionais ofereceremos escuta e identificação das demandas mais prementes e dos cuidados necessários ao pleno desenvolvimento infantil e relacionamento familiar integral, promovendo não apenas o protagonismo familiar responsável, mas também a prevenção das dificuldades escolares, cognitivas e de socialização das crianças.

O Espaço da Criança-ARH adota  metodologia Cristã de ensino fundamentada em abordagem transversal que permeia as disciplinas fundamentais e a  psicomotricidade motora e relacional, possibilitando à criança a livre expressão de sentimentos, pensamentos, conceitos, além do trabalho motor que auxilia nos processos de aprendizagem. Nossa metodologia procura superar os obstáculos e prevenir possíveis inadaptações e defasagens, bem como compreender as relações psicoafetivas de cada uma, investigar os conflitos relacionais e os distúrbios comportamentais, sociais, emocionais e cognitivos.

 

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