Na terça-feira (31/10), o Espaço da Criança-ARH encontrou um novo parceiro: o Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE), uma associação beneficente de assistência social, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a integração ao mercado de trabalho, através de estágio, da aprendizagem e da qualificação.
A parceria foi firmada visando o intercâmbio entre as suas associações para fomentar o projeto: “Portas pro Futuro” do Espaço da Criança-ARH. “Nosso projeto piloto ‘Portas pro Futuro’ precisava de um parceiro que fosse formalmente uma instituição de inserção no mercado de trabalho para nossos adolescentes”, afirma Núbia Mesquita, presidente do Espaço da Criança-ARH.
“Estamos muito animados com a parceria com o Espaço da Criança-ARH para a qualificação dos jovens do projeto ‘Portas pro Futuro’ através do nosso programa de qualificação gratuita, ministrado por professores voluntários e colaboradores do CIEE. Os jovens da ARH, ao atingirem a idade de 14 anos estarão legalmente habilitados para o programa de Aprendizagem e serão inseridos diretamente no programa Aprendiz legal do CIEE Pernambuco, executado em parceria exclusiva com a Fundação Roberto Marinho em todo o estado de Pernambuco”, explica Ana Patrícia, superintendente do CIEE.
O “Portas pro Futuro” atende atualmente a 22 adolescentes entre 12 e 14 anos. Trata-se de “um projeto pioneiro para a ONG, que durante 26 anos objetivou o atendimento as crianças até aos 12 anos. Havia uma lacuna em nosso trabalho que era ampliar nosso atendimento até os 14 anos”, afirma Núbia Mesquita.
A parceria também possibilitará a ministração de oficinas sobre o mercado de trabalho e habilidades específicas necessárias para as vagas potenciais, que serão ofertadas pelos voluntários vinculados ao CIEE.
O novo projeto já começa com fortes estratégias de sustentabilidade no que tange às oficinas e integração das aulas práticas e teóricas e também a extensão da rede de parcerias da ONG.