O Espaço da Criança-ARH tem investido de forma continuada no aperfeiçoamento da sua metodologia de ensino, a Educação por Princípios, como forma de melhorar o aprendizado dos seus alunos. A ONG convidou a professora e psicopedagoga Jacyara Galvão Correia para oferecer um período de formação continuada, cujo objetivo foi revisitar a metodologia, por entender que os professores são os principais protagonistas no projeto pedagógico na ONG. O início da capacitação ocorreu nos dias 5 e 6 de outubro com todo o corpo docente.
“Os professores estão sendo desafiados a uma prática constante da reflexão em torno da ação docente a fim de promover melhor qualificação em sua atuação como mediadores entre as crianças e um novo currículo, que será criado considerando a integralidade de cada indivíduo e o seu desenvolvimento pleno”, explica a psicopedagoga. A atualização do currículo didático visa melhorar o desempenho dos alunos, em especial aqueles com dificuldades de aprendizado.
Suely Maria, professora da ONG, considera a capacitação importante. “Me fez voltar no tempo dos estudos resgatando os meus conhecimentos e refletindo a minha prática”, afirma. Já a estagiária Eliclézia Morgana acredita que “a formação nos ajuda a ampliar nossos horizontes, nos dando um direcionamento e uma bagagem que ficará para sempre conosco”. O professor de informática Ricardo Soares reitera o posicionamento dos demais professores. “A formação continuada para os professores é de suma importância. É muito necessário estar refletindo sempre a teoria e a prática. Com certeza quero colocar em prática algumas reflexões feitas durante os estudos”, compartilha.
A presidente da ONG, Núbia Mesquita, afirma que “desde 2013, quando iniciamos a aplicação da Educação por Princípio, nos focamos muito na construção do caráter da criança, dos valores éticos e cristãos apregoados na metodologia, mas muito da construção da prática pedagógica ficou aquém das nossas expectativas. Agora, com a chegada da psicopedagoga Jacyara, teremos um maior embasamento teórico e prático para que cada vez mais nossas crianças aprendam e se desenvolvam cognitivamente, superando alguns obstáculos na escrita, leitura e compreensão de textos, bem como comportamentais”.
No encerramento do segundo dia do treinamento, foram discutidas as maneiras de ampliação das atividades pedagógicas de modo a envolver as áreas física, espiritual, cognitiva e emocional, com eixos temáticos que versem sobre meio ambiente, cultura e cidadania, auto-cuidado, esporte e recreação, bem como oficinas de habilidades.
A formação tem caráter continuado e se estenderá ao longo do ano. No próximo encontro, em novembro, serão abordados a autonomia e os estágios do desenvolvimento infantil, baseados nas contribuições de Jean Piaget, e no desenvolvimento da inteligência. Serão também produzidos materiais didáticos e visuais para enriquecer as práticas pedagógicas além de mudar o ambiente de aprendizagem e a qualidade do ensino. A previsão é que a partir de janeiro de 2018 o novo currículo, produzido ao longo do programa, seja levado às salas de aula.
Jacyara possui pós-graduação em psicopedagogia, com outras especializações. A psicopedagoga tem desenvolvido ao longo de sua carreira um trabalho com crianças com dificuldade de aprendizagem nos processos de alfabetização. “Nesse primeiro momento, através da formação continuada, estaremos preparando nossos professores e avaliando seus papéis na formação e na vida de cada criança”, explica. 

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