A Faculdade Joaquim Nabuco desenvolveu, de 1 a 13 de dezembro, um projeto educacional pioneiro junto ao Espaço da Criança-ARH. A iniciativa, intitulada “Mídias Aplicadas à Educação”, trouxe alunos do Curso Técnico em Multimeios Didáticos para planejar e executar atividades em sala com as crianças da ONG .
Ao todo, 119 alunos da faculdade vieram à instituição ao longo dessas duas semanas, divididos em equipes. As atividades de cada equipe foram preparadas antecipadamente, com base na faixa etária e necessidades das crianças. Alexssandra Martins, professora do curso e quem primeiro estabeleceu o contato com o Espaço da Criança-ARH, explica que o projeto enfocou o uso de recursos multimídia e outras técnicas de ensino em sala. As temáticas trabalhadas foram desde as mais tradicionais, como meio-ambiente, respeito e obediência, história, higiene, até as mais tecnológicas, como fotografia, redes sociais e ciências.
Segundo a professora, a experiência foi muito produtiva. “Acho que todos saíram muito satisfeitos. Os alunos da faculdade puderam sair da teoria e ver o ambiente pedagógico na prática”, avaliou. Alexssandra acrescenta que o contato com as crianças atendidas pela ONG, que se encontram em situação de vulnerabilidade, foi enriquecedor para os participante. “Eles perceberam que as crianças não precisam só de conteúdo, mas também de amor, carinho, afeto e respeito”, completou.
Eliane Monteiro, coordenadora pedagógica do Espaço da Criança-ARH, também avalia positivamente a iniciativa. “Vimos que eles realizaram um trabalho com excelência e queremos continuar pois vimos que trouxe crescimento”, detalha.
O Curso Técnico em Multimeios Didáticos é um curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecido na Faculdade Joaquim Nabuco.