Ensinar o aluno como pensar e aprender por princípios, com a Palavra de Deus em cada matéria. Esse é o objetivo da “Educação por Princípios”, o novo programa pedagógico implementado no Espaço da Criança-ARH. Desde fevereiro deste ano, a instituição tem reorganizado sua estrutura curricular para acomodar a metodologia, que tem sido usada em escolas no Brasil e no mundo para transmitir às crianças valores para toda a vida.
Desenvolvida nos EUA a partir da década de 1940 e presente no Brasil há vinte anos, a Educação por Princípios é “uma maneira de ensinar e aprender que coloca a Palavra de Deus no coração de cada matéria e ensina o aluno como pensar e aprender, por princípios”, como define em seu site a Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios (AECEP).
Trata-se de uma abordagem transversal que permeia todas as disciplinas escolares para ensinar aos alunos sete princípios comportamentais: Autogoverno, Aliança, Individualidade, Semeadura e Colheita, Caráter, Mordomia e Soberania. Cada um deles possui inspiração bíblica e ensina à criança algo sobre sua auto-imagem e relacionamento com os demais, como o princípio de Individualidade, que reforça que cada pessoa é um ser único e especial, ou o de Mordomia, que chama a atenção para importância de cuidarmos daquilo que nos é confiado.
Neste método, as aulas de todas as matérias, da matemática à recreação, são planejadas para levar o aluno a refletir sobre um princípio. “Cada semana, um novo princípio é apresentado por meio de uma história bíblica ou de um autor cristão, e as demais aulas vão reforçar de um modo específico a lição”, explica a Coordenadora da instituição, Eliane Monteiro. Em sala, as crianças são estimuladas a resolver problemas e assimilar conteúdos observando o método do “1P e 3Rs”: Pesquisar, Relacionar, Raciocinar e Registrar.
Em quatro meses, os resultados da Educação por Princípios já têm se feito sentir, tanto em sala de aula quanto nas casas. Viviane Maria da Silva afirma que o comportamento de sua filha, Cassandra, de quatro anos, já melhorou visivelmente. “Ela estava desobedecendo muito, mas desde que começaram as aulas tem se comportado bastante, tanto em casa quanto aqui na escola”, relata.
Para complementar a iniciativa, o Espaço da Criança-ARH planeja introduzir no segundo semestre mais um programa: o Apascenta Minhas Ovelhas (AMO). Este busca empoderar crianças e desenvolver seu potencial sob uma perspectiva cristã, com encontros semanais dedicados à leitura, criatividade e arte.
Histórico
A Educação por Princípios é uma metodologia educacional desenvolvida na década de 1940 por duas educadores norte americanas, Verna M. Hall e Rosalie Slater. Estudando a formação dos primeiros líderes de seu país, elas elencaram sete princípios comportamentais bíblicos: Autogoverno, Aliança, Individualidade, Semeadura e Colheita, Caráter, Mordomia e Soberania. Cinquenta anos depois, o método, após várias experiências nos EUA, chegou ao Brasil pelas mãos de Maria Aparecida Mattar e Roberto Rinaldi, educadores em São Paulo e Belo Horizonte.