Terça-feira (6) foi dia de volta às aulas para as futuras cabeleireiras do Espaço da Criança. O curso profissionalizante oferecido pela instituição formou oito alunas em 2011 e inicia suas atividades este ano com 21 mulheres matriculadas, entre novatas e veteranas.

O aumento no número de inscrições comprova o êxito da iniciativa, bem como um crescimento no interesse das mães de alunos do Espaço da Criança e demais mulheres da comunidade pela profissionalização como forma de aumentar a renda de seus lares. “Esse maior número de inscrições é resultado do sucesso do primeiro curso”, constatou a coordenadora pedagógica da instituição, Eliane Monteiro Coelho. Ela acrescentou que, a julgar pelo interesse da nova turma, as perspectivas são de sucesso para esta edição.

“As alunas estão muito motivadas”, comentou a professora Josivânia Gonçalves sobre a nova turma – sua segunda na instituição. “Eu estou gostando muito”, afirmou Abnõam Guimarães, que é mãe de um aluno do Espaço da Criança. Abnõam conta que já trabalhava em casa como cabeleireira e quis fazer o curso “para adquirir mais prática”, relata. Já sua colega Aryana Lima, que tem dois primos na instituição, nunca segurou uma tesoura sequer, mas está acompanhando as aulas para aprender o ofício. “Quero me aperfeiçoar pois pretendo trabalhar com isso”, afirma a novata, que tem vários parentes que exercem a profissão. “Vem de família”, ela conta.

O curso de cabeleireiro é uma iniciativa profissionalizante oferecida pelo Espaço da Criança desde agosto do ano passado com financiamento da ONG europeia Pró-Niños Pobres (PNP). Seu objetivo é otimizar o trabalho da instituição, para que, além de contemplar as crianças, possa também empoderar as mulheres da comunidade e aumentar a renda dos lares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PortuguêsptPortuguêsPortuguês