A idéia de construir uma nova sede para a ONG Espaço da Criança “começou com quatro ou cinco telefonemas, para conseguir o apoio de alguns amigos solidários”, recorda-se Ilo Borba, engenheiro que conheceu a instituição em meados de 2010, e desde então, tem auxiliado na empreitada.
Apelidado pela presidente Núbia Mesquita de “Anjo da Guarda” das crianças, Ilo tem, através de sua própria organização não-governamental, a ONG FazBem, mobilizado recursos e inspirado iniciativas para a construção do novo lar das crianças da Creche. Vendo a sua sala de trabalho, abarrotada de projetos e planilhas de custos para a obra, percebe-se que aqueles telefonemas renderam muitos frutos.
Ao final de 2009, a diretoria do Espaço da Criança planejava vender o terreno que lhe fora doado pela ONG Européia Pró-Niños Pobres, para viabilizar a aquisição de um imóvel próprio para a instituição.
O encontro entre Ilo e Núbia se deu quando, a convite do amigo comum Alberto Bittencourt – um parceiro de longa data do Espaço da Criança – Ilo foi analisar o imóvel que seria adquirido para abrigar as crianças da Creche. Seu parecer, entretanto, foi enfático. “Uma casa velha, cheia de cupins, de mofo, com um terreno de apenas 7,00 x 30,00 m. Aonde iriam colocar as crianças para estudar e para brincar?”, indagou o engenheiro, que enxergou prejuízo na troca do terreno pela casa. “A melhor coisa a fazer, era construir”, declarou.
Com a cooperação dos outros membros da ONG FazBem e da sua rede de contatos, foi possível angariar até hoje, cerca de R$ 70.000,00, em doações de materiais de construção e projetos. Empresas como a HC2 Engenharia, Conprel, Grupo Celso Muniz, Delta, Soerguer, Consulplan, X Poent, GNG Fundações, Recon e Mendes Júnior, atenderam ao pedido lançado pela instituição, doando sacos de cimento, tijolos, brita, areia, lajes e vários outros itens.
Projetistas amigos e solidários como os arquitetos Francisco Buarque, Francisco Elihimas, Silvio Mário além do próprio Ilo Borba, também colaboraram com a iniciativa, executando voluntariamente todos os projetos necessários para a execução da obra. “E tem mais uns 30 mil de doações, em cerâmicas para pisos e paredes, e ainda, os materiais da coberta, que deveremos conseguir”, completa Ilo, já pensando quais os outros fiéis amigos que deverá contatar nos próximos dias.
Ilo também frisou que “há várias outras pessoas e empresas solidárias, que também têm colaborado efetivamente com o empreendimento”.
O engenheiro já olha com entusiasmo para o dia em que será entregue a obra. “Na festa de inauguração da nova sede, homenagearemos todos os nossos colaboradores”, afirmou. Está prevista a presença da Rede Globo no evento, como afirma Ronan Drummond, também amigo de Ilo Borba. “Nossa missão, além de informar, educar e entreter é também a de dar visibilidade aos trabalhos voltados para a inclusão social”, declarou o jornalista.
O Espaço da Criança foi apenas mais um dos muitos projetos auxiliados pela ONG FazBem, grupo que, apesar de só possuir cinco participantes, tem realizado diversas ações pelo terceiro setor em Pernambuco.
A ONG foi fundada em setembro de 2008, quando Ilo deixou o Rotary Club, levando consigo alguns amigos e o desejo de, em poucas palavras, fazer o bem.
A organização tem atuado, principalmente, elaborando e executando projetos de engenharia para diversas instituições, além de fazer em todo mês de dezembro, no período do Natal, a doação de mais de 300 cestas básicas para creches, abrigos e comunidades carentes.
Uma das maiores empreitadas da ONG FazBem deverá tomar corpo em breve, garante Ilo, mostrando o projeto de arquitetura elaborado voluntariamente pelo seu amigo Francisco Buarque para a Sala de Concertos projetada para a Orquestra Cidadã Meninos do Coque.
“O projeto da Sala de Concertos é muito ousado, pois o custo de sua implantação é elevado, mas vamos trabalhar bastante para contribuir com a sua realização”, conta satisfeito, apontando para o desenho aonde aparece um espelho d’água em forma de saxofone e para as laterais sinuosas da edificação, em forma de violão. O terreno para a sua implantação, situado no Bairro da Cabanga, possui uma área de 15.000,00 m2, e foi doado a Associação Beneficente Criança Cidadã no fim do ano de 2010 pelo Presidente Lula. Parte da Orquestra, inclusive, prestigiará a inauguração da nova sede do Espaço da Criança, segundo Ilo.
“Este é um projeto muito bonito e de muita importância social”, resume o engenheiro, que também pretende construir ainda esse ano cerca de 50 cisternas para a captação de água de chuva no semi-árido pernambucano, além de, é claro, concluir a obra do Espaço da Criança.
Pode parecer muito a fazer, mas para Ilo, o método é “muito simples: é só ter garra, criatividade e bons amigos!”, resume.
Se a fórmula funcionar, 2011 deverá ser um bom ano para a ONG FazBem, cujo fundador crê que “um bom ano é avaliado pela quantidade de boas ações que praticamos durante ele”.